Como instalar o VMware ESXi 5.1

O trabalho de hoje era criar máquinas virtuais para testes no laboratório, optei pelo VMware, um dos mais completos e robustos sistemas que existe, mas não queria usar dentro de outro sistema operacional(Como no Red Hat ou Windows), as máquinas virtuais que preciso irão exigir demais do hardware e gastar recursos preciosos apenas para manter um ambiente gráfico local é bobeira.

E o VMware possui a ferramenta perfeita para virtualização gastando o mínimo de recursos, o ESXi, uma distribuição modificada de Linux que pode ser administrada pela rede em qualquer SO que possua seu programa cliente instalado.

No exemplo, utilizei uma máquina Windows para controle remoto e um servidor IBM HS22 com processador Xeon quad core de 2.4GHz e apenas 4GB de memória RAM. É importante lembrar que o VMware ESXi ao contrário dos seus irmãos pra desktop exige virtualização por hardware e um processador de 64Bits, caso seu servidor não atenda estas exigências pode correr pra sua mãe e chorar. Outro detalhe é que o ESXi não funciona em dual boot e não aceita disco particionado, ou seja, você não conseguirá alternar seu Windows com o ESXi e o processo de instalação irá apagar todos os arquivos do disco rígido.

Antes de tudo, você precisará registrar-se no site da VMware, anotar o número de série que será criado para sua instalação e baixar:

» O ISO do VMware ESXi 5.1;
» O ISO com as VMware Tools;
» O instalador do cliente do VMware vSphere Client

A imagem ISO do VMware ESXi, contém o SO que será instalado no servidor, o VMware Tools são ferramentas que serão instaladas nas máquinas virtuais que ajudam na administração, elas funcionam muito bem para SO’s, genéricos/comerciais como Red Hat, Mandriva, Ubuntu, todos os Windows, mas se você for instalar uma versão personalizada do Linux(que é meu caso), poderá sofrer com incompatibilidades, então é melhor nem instalar esta ferramenta. E por fim, o software cliente, é através dele que você irá mudar as configurações do servidor e montar as máquinas virtuais.

Após o ESXi instalado e as máquinas virtuais em serviço, você não conseguirá acessar os Sistemas Operacionais virtualizados pelo console do servidor, você só poderá acessar via rede, utilizando o Remote Desktop para Windows, via X ou SSH no caso do Linux, soluções de terceiros como o VNC Viewer, TeamViewer ou o próprio cliente do VMware ESXi.

 

1- Grave a ISO em um CD/Pendrive e inicie o servidor com o dispositivo conectado, aguarde o instalado carregar. No caso de servidores IBM, pode-se usar o console para realizar a instalação via rede, agora não é um tutorial para ensinar a trabalhar com o HS22, mas quem sabe no futuro.

2- Depois de algum tempo a tela ficará como abaixo:

3- Pressione ENTER para continuar.

4- Pressione F11 para aceitar a licença.

5- O VMware irá detectar os discos rígidos instalados no seu servidor, selecione o disco onde você quer o ESXi instalado, pressione ENTER e aguarde.

6- Neste ponto você irá APAGAR TODOS OS DADOS do seu disco rígido, tenha certeza que o disco esteja limpo ou que você possua backup, caso se arrependa é só apertar ESC, se deseja continuar, pressione ENTER.

7- Escolha o modelo de teclado, a não ser que você seja turco ou japonês(o que vocês estão fazendo aqui?) deixe US Defalut.

8- Crie uma senha para o usuário padrão root e pressione ENTER e aguarde.

9- A Mensagem de erro abaixo aparecerá APENAS se seu hardware não estiver preparado para virtualização, caso esteja apenas desabilitado, reinicie seu computador, entre na BIOS e ative a virtualização do processador.

10- Caso seu hardware seja compatível com as especificações do VMware ESXi, a seguinte tela irá aparecer, pressione F11 para continuar com a instalação.

11- Aguarde o processo de instalação, ele demorará vários minutos, principalmente se estiver sendo executado via rede.

11.1- Faça algo pra passar o tempo..

12- Assim que terminar a instalação, você deverá reiniciar o servidor, lembre-se de quando reiniciar, desconectar a mídia para não iniciar o processo de instalação novamente por acidente.

13- Aguarde até que o VMware ESXi seja carregado totalmente, aperte F2 e faça login com o usuário e senha que você definiu durante a instalação, vá em Configure Management Network, pressione ENTER, navegue com o teclado até IP Configuration, pressione ENTER novamente e selecione  Set static IP address and network configuration, em seguida insira as informações da rede de seu ambiente de trabalho.

14- Agora você está com o VMware ESXi 5.1 instalado em seu servidor, para administrar os recursos e gerenciar as máquinas virtuais, será necessário instalar o programa cliente da VMware e instalar a licença. Em seu primeiro login você receberá o aviso de que todo seu trabalho irá expirar em 60 dias, não se desespere, siga os passos:

 

14.1- Clique seu servidor na janela do lado esquerdo;
14.2- Selecione a aba Configuration;
14.3- Clique em Licensed Features;
14.4- Clique em Edit;
14.5- Insira o número de série que você anotou quando fez seu registro no site da VMware;

15- Seja feliz.